Programa de Pós-graduação em Música

PPGMU
por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 05/07/2021 - 16:19
Banner com logo do PPGMU

O Programa de Mestrado em Música iniciou suas atividades em 2015 e destina-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Estrutura Curricular

I)Total de Créditos para Titulação – Mestrado: 36 créditos, assim subdivididos:

  • 20 (vinte) créditos correspondentes à Dissertação, que são atribuídos ao aluno apenas com a aprovação no Exame de Defesa de Mestrado;
  • 16 (dezesseis) créditos correspondentes a componentes curriculares, da seguinte forma:
    • 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias;
    • 8 (oito) créditos em disciplinas optativas e/ou participação em grupo de pesquisa. São contados até 4 (quatro) créditos pela participação em grupo de pesquisa, sendo 2 (dois) créditos por semestre.

 

A integralização de Créditos disciplinares deverá ocorrer em 12 (doze) meses.

 

II) Periodicidade da Seleção

Conforme o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Música, o processo seletivo será regido por Edital próprio, devendo ocorrer ordinariamente uma vez ao ano.

 

Competências da unidade:

Programa de Pós-graduação em Música - IARTE - UFU - Coordenação do Programa e Secretaria do Programa

"Art. 2o O Programa de Pós-graduação em Música – Curso de Mestrado em Música tem como objetivos:
I – promover pesquisas que objetivem o desenvolvimento dos estudos da área de música em geral e de suas aplicações, contribuindo para a qualidade do ensino e para o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional e nacional;
II – qualificar profissionais de elevado nível acadêmico com capacidade de:
a) realizar pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento artístico-científico da área;
b) promover a difusão de conhecimentos, integrando ensino e pesquisa;
c) atuar no ensino e em outros campos de atividade profissional ligados à área de música e afins;
d) aprimorar o padrão de competência artístico-científica e pedagógica na área de música; e
e) contribuir para divulgar e documentar o patrimônio artístico-musical; e
III – articular atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas tanto na graduação quanto na pós-graduação, possibilitando a organização de núcleos temáticos e projetos de pesquisa em torno de questões relativas ao estudo da música ou em campos correlatos.
Art. 3o O Programa de Pós-graduação em Música - Curso de Mestrado em Música incentiva a interdisciplinaridade e a autonomia no desenvolvimento de estudos artístico-científicos e na produção acadêmica."

 

Ocupantes e cargos:

Coordenador: Daniel Luís Barreiro

Secretária: Alina Taís Dário

 

Endereço, telefone e email institucional:

Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Artes - Programa de Pós-graduação em Música

Campus Santa Mônica - Bloco 1V - Sala 5

Av. João Naves de Ávila, 2121

Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

CEP: 38400-902

 

Telefone: (34) 3291-6386 Ramal: 6386

Email:ppgmus@ufu.br

 

Horários de atendimento ao público:

Das 9:00 às 17:00 horas

 

Legislação - consolidação das legislações dos órgãos superiores e unidades subordinadas:

Resolução nº 12/2015 CONPEP/UFU - 23/07/2015

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMU), vinculado ao Instituto de Artes da UFU, oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Música. 

A criação do PPGMU acompanha a forte expansão da Pós-Graduação na UFU e é resultado da efetiva atuação dos docentes da área de Música por meio de produção intelectual (bibliográfica e artística) sistemática, constante e relevante – com abrangência local, regional, nacional e internacional. 

O Mestrado do PPGMU encontra-se estruturado na Área de Concentração Música, assim definida: configura-se como um campo amplo para desenvolver a reflexão, a produção e a divulgação de saberes e fazeres teóricos, analíticos, interpretativos, pedagógicos, historiográficos e criativo-musicais.

Histórico: 

Em dezembro de 2014, o Curso foi recomendado pela CAPES/MEC, que lhe atribuiu NOTA 3 (três).

Em agosto de 2015 ingressou a primeira turma do PPGMU e iniciaram-se formalmente as atividades.

As primeiras defesas de mestrado ocorreram em agosto de 2017.

Objetivo: 

O Curso de Mestrado Acadêmico em Música do PPGMU-UFU tem como objetivo a qualificação de profissionais com elevado nível acadêmico, com competência para realizar pesquisas em âmbito científico e artístico na área de Música, produzir e difundir conhecimento, além de atuar no ensino e em demais atividades ligadas à área de Música.

Missão: 

Além da formação de novos pesquisadores na área de Música, a missão do PPGMU passam também pela contribuição ao desenvolvimento artístico, cultural e científico de Uberlândia e região (especificamente na área de Música), colaborando, assim, para o incremento quantitativo e qualitativo da produção acadêmica e cultural nacional e uma maior projeção do Brasil no cenário acadêmico e cultural internacional.

Infraestrutura: 

Sete laboratórios diretamente vinculados aos Grupos de Pesquisa e ao Curso de Graduação em Música, que são compartilhados com o Curso de Mestrado Acadêmico em Música:

  • Laboratório de Ensino e Pesquisa em Piano - Local: sala 3M09 - Dimensão: 40 m2 - dotado de pianos e equipamentos multimídia;
  • Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Musical (LAPEM) - Local: sala 3M08/B - Dimensão: 40 m2 - dotado de instrumentos musicais e equipamentos multimídia;
  • Laboratório de Ensino e Pesquisa em Canto - Local: Bloco 3M11 - Dimensão: 70m2 - dotado de piano de calda e modelos anatômicos em plástico para estudos de fisiologia da voz;
  • Laboratório de Ensino e Pesquisa em Violão - Local: sala 3M02 - Dimensão: 40 m2 dotado de violões, caixas de som e equipamentos de áudio e vídeo;
  • Laboratório de Ensino e Pesquisa em Multimídia - Local: Bloco 5U - Dimensão: 53 m2 - dotado de 10 computadores e equipamentos de áudio;
  • Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produção Sonora - Local: sala 3M06 - Dimensão: 70 m2 - dotado de computador, mesa de som de 24 canais, microfones, 16 caixas de som e equipamentos de áudio profissional;
  • Laboratório de Ensino e Pesquisa de Percussão - Local: sala 5U/LAPER - Dimensão: 110 m2 - dotado de uma variedade de instrumentos de percussão, incluindo marimba, vibrafone, xilofone, tímpano, bateria completa, entre outros.

A UFU dispõe de rede wifi em todo o Campus Santa Mônica (onde o PPG está sediado), o que permite que docente e discente conectem-se à rede mundial de computadores utilizando laptops e dispositivos móveis, como celulares e tablets. Além disso, há várias salas no Campus com computadores, incluindo a própria Biblioteca.

O Instituto de Artes da UFU (unidade acadêmica em que o PPG está sediado) faz uso de três salas de vídeo-conferência localizadas no Bloco 5M do Campus Santa Mônica em compartilhamento com outras 11 (onze) unidades acadêmicas. As salas dispõem de tela interativa, sistema de áudio e vídeo, além de fazer uso de rede de conexão de dados robusta e do software AdobeConnect para realização de vídeo-conferências.

O acervo do Sistema de Bibliotecas - SISBI - da UFU conta com mais de 150 mil títulos. O Sistema de Bibliotecas da UFU é composto por sete bibliotecas e atende toda a comunidade acadêmica da Universidade, a comunidade de Uberlândia e região. Há gerenciamento automatizados dos serviços de catalogação, consulta, circulação e estatístico. Endereço: <http://www.bibliotecas.ufu.br>

O SISBI assina bases de dados em algumas áreas, dentre as quais destaca-se o NAXOS MUSIC LIBRARY, através da qual se podem ouvir vários gêneros de música, realizar pesquisas temáticas e conhecer vida e obra de renomados compositores. O acesso para audição está disponível no Setor de Multimeios e para pesquisas no Setor de Referência da Biblioteca Campus Santa Mônica e em todos computadores conectados à rede da UFU.

Unidade Superior: 
+55 34 3291-6386 Ramal: 6386
Av. João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco 1V - Sala 5
Tópicos: