Mestrado em Música

PPGMU
por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 15/09/2017 - 12:00
Última modificação: 30/07/2018 - 14:23

A estrutura curricular do Curso é composta por disciplinas obrigatórias, optativas e participação em grupos de pesquisa.
O estudante deverá cumprir um total de 36 créditos no Mestrado, sendo:

  • 20 (vinte) créditos correspondentes à Dissertação (disciplina de vínculo), que são atribuídos ao aluno apenas com a aprovação no Exame de Defesa de Mestrado;
  • 16 (dezesseis) créditos correspondentes a componentes curriculares, da seguinte forma:
    • 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias
    • 8 (oito) créditos em disciplinas optativas e/ou participação em grupo de pesquisa. São contados até 4 (quatro) créditos na participação em grupo de pesquisa, sendo 2 (dois) créditos por semestre.

Além disso, há a disciplina Estágio Docência na Graduação 1, de 1 (um) crédito, que é obrigatória para os bolsistas Capes e optativa para os demais alunos do Curso. A disciplina Estágio Docência na Graduação 1 relaciona-se à atividade de observação e docência em disciplina indicada pelo orientador nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Música.

As duas disciplinas obrigatórias, de 4 (quatro) créditos cada, devem ser cursadas por todos os alunos, independentemente da Linha à qual estejam vinculados. São disciplinas relacionadas com a formação em pesquisa na área de Música, constituindo um núcleo comum para as duas Linhas de Pesquisa.

Cada aluno pode se matricular em quaisquer dessas disciplinas optativas, independentemente da Linha de Pesquisa à qual seu projeto e orientador estejam vinculados. Com isso, garante-se a flexibilidade necessária para que a escolha das disciplinas optativas seja feita com base nas prováveis contribuições das disciplinas para cada projeto de pesquisa específico. Garante-se, assim, a possibilidade de trânsito entre os assuntos pertinentes às Linhas e ficam contemplados os projetos que, embora vinculados a uma das Linhas, possam eventualmente possuir pontos de contato com as disciplinas ministradas por docente da outra Linha de Pesquisa.

A integralização dos créditos em componentes disciplinares (disciplinas obrigatórias e optativas) deve ocorrer em 12 (doze) primeiros meses após a matrícula como aluno regular.

Perfil do ingressante: 

As vagas do Mestrado Acadêmico em Música da UFU destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Não são admitidos egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e só são admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

O aluno aprovado em Processo Seletivo para ingressar como aluno regular do PPGMU deverá participar de eventos científicos e artísticos, publicar textos completos em periódicos ou anais e envolver-se em atividades acadêmicas promovidas pelo Programa ou definidas pelo orientador. Deverá também manter atualizado seu currículo na Plataforma Lattes e apresentar anualmente, quando solicitado, a produção discente do referido período.

Documento de reconhecimento: 
Duração Mínima: 
12 meses
Duração Máxima: 
24 meses
Conceito CAPES: