Referências culturais e processos harmônicos com base em escalas mesoamericanas numa composição para flauta tripla e sons eletroacústicos

Dissertação de Mestrado
por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 15/09/2017 - 16:46
Última modificação: 01/12/2017 - 16:34

O trabalho discute e analisa os processos harmônicos utilizados numa composição eletroacústica mista para Flauta tripla e tape denominada "Uma visão dimensional de uma gama tripla". O tape desta peça musical é composto de sons de diversos tipos de flautas étnicas, wind controller e sons de aplicativos para celulares. Os eventos musicais do tape estão construídos sobre escalas mesoamericas utilizadas na música para marimbas da região de Guanacaste (Costa Rica) discutidas e detalhadas por Acevedo (1986). A Flauta tripla executada nesta peça é uma versão moderna da Flauta triple de Tenenexpan (Veracruz, México) conforme publicação de Boiles e Lafayette na revista da Universidad de Veracruz, em 1965. Os processos harmonicos e as técnicas estendidas utilizadas na peça "Uma visão dimensional de uma gama tripla" são comparados com cinco peças do repertório da flauta doce: Fragmente (Shinohara, 1968), Music for a bird (Martin Linde, 1968),Gesten (Klaus Hashagen, 1966), East Wind (Barry Truax, 1981),e Kage (Roderik de Man, 2000). As composições: Fragmente e Music for a bird foram concebidas para flauta doce solo e as composições Gesten, East Wind e Kage são composições eletroacústicas mistas. As referências culturais inseridas em "Uma visão dimensional de uma gama tripla" também são analisadas e correspondem a objetos encontrados em sítios arqueológicos da Ámerica Central, a arquitetura mesoamericana, os desenhos e figuras geométricas, elementos da natureza e animais das regiões mencionadas, os instrumentos musicais comuns às civilizações pré-colombianas (maia e inca).

Jônatas Manzolli - Universidade Estadual de Campinas
Data e Horário: