Tópicos Especiais em Didática do Ensino Superior

Última modificação: 06/12/2017 - 10:11
Créditos:

Ementa:

O ensino superior de música como processo; diferentes abordagens da metodologia de ensino presencial e a distancia; métodos, objetivos educacionais e musicais, técnicas e recursos de ensino de música.

Bibliografia:

ABREU, M.C. e Maseto,M. O professor universitário em aula. Cortez, São Paulo., 198O.

ATLET, M.; PAQUAY, L.; PERRENOUD, P. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

AROSTEGUI, J.L. (Ed.): The Social Context of Music Education. Champaign: Center for Instructional Research and Curriculum Evaluation., University of Illinois, 2004.

CATANI, D. B. et al. Docência, memória e gênero. São Paulo : Escrituras Editora, 1997.

CHARLOT, Bernard. Formação dos professores e relação com o saber. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

COSTA, Marisa V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina,1996.

ESTRELA, Maria Teresa (Org.) Viver e construir a profissão docente. Porto, Portugal: Porto, 1997.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HENTSCHKE, L (Org.). Educação Musical em países de línguas neolatinas. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2001.

MATEIRO, T. A formação universitária do professor de música e as políticas educacionais nas reformas curriculares. Revista de Educação - Dossiê de Educação Musical, UFSM, 2003, p.23-36.

MORIN, E. A cabeça bem-feita. Repensar a reforma. Reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PACHECO, J. A. Curriculo Teoria e Práxis. Porto: Porto editora, 2012.

PEREIRA, J. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SANTOS, Regina Marcia Simão. A universidade brasileira e o projeto curricular dos cursos de música frente ao panorama pós-moderno. Revista da Abem. Porto Alegre, n. 8, p. 63-68, mar. 2003.

SANTOS, Regina Márcia Simão. Música, a realidade nas escolas e políticas de formação. Revista da Abem, Porto Alegre, v.12, p. 49-56, mar. 2005.

SCHÖN, D. La formación de profesionales reflexivos. Barcelona: Paidós, 1992.

SOUZA, Cássia Virgínia Coelho de. Educação Musical a Distância e Formação de Professores. Educação Revista do Centro de Educação da UFSM. Santa Maria, RS: , v.28, n.02, p.47 - 58, 2003.

SOUZA, Cássia Virgínia Coelho de. Desafios e perspectivas para a gestão na educação musical à distância In: XII Encontro Anual da ABEM, 2003, Florianópolis. Anais... do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2003. DOCUMENTOS OFICIAIS. DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO na área produzidas nos últimos três anos.