Tópicos Especiais em Filosofia da Música e Estética Musical

IARTE42005
por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 15/09/2017 - 10:29
Última modificação: 05/12/2017 - 10:48
Créditos: 
4

Ementa:

Estudo, reflexão e discussão sobre temas da Filosofia da Música e Estética Musical.

Bibliografia:

ADORNO, T. W. Filosofia da Nova Música. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1989.

BAYLE, F. Musique Acousmatique: Propositions...Positions. Paris: Ina Institut Nacional, 1993.

CAPLIN, William E. Classical Form: A theory of formal functions for the instrumental music of Haydn, Mozart, and Beethoven. New York: Oxford University Press, 2001.

DAHLHAUS, C. Estética Musical. Lisboa: Edições 70, 2003.

EAGLETON , Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

EMMERSON, Simon. The language of eletroacoustic music. New York: Harwood academic publishers, 1986.

FUBINI, E. Estética Musical Desde Antigüedad Hasta Siglo XX. Madrid: Alianza, 2003.

FUBINI, E. Música Y Lenguaje En La Estética Contemporánea. 2. ed. Madrid: Alianza, 1994.

FUBINI, E. A Estética da Música. Lisboa: Edições 70, 2008.

HANSLICK, Eduard. Do belo musical: um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Trad. Artur Morão. Covilhã (Portugal): LusoSofia, 2011. Original alemão. (Textos clássicos de filosofia) versão em pdf disponível em <http://www.lusosofia.net>. HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Ed. 70, 1992.

KERMAN, J. Musicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

LANGER, Susanne K. Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 1971.

LIPPMAN, E. A History Of Western Musical Aesthetics. Nebraska: University Of Nebraska Press, 1994.

MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2003.

MENEZES, F. Atualidade Estética da Música Eletroacústica. São Paulo: Unesp, 1999.

MENEZES, F. Música Eletroacústica: Historia e Estéticas. São Paulo: Edusp, 1996.

NEUBAUER, John. The emancipation of music from language: departure from mimeses in Eighteenth-Century Aesthetics. Michigan: Yale University Press, 1986.

NYMAN, M. Experimental Music: Cage And Beyond. 2. ed. New York: Schirmer Books, 2003.

OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte: Uma Introdução Histórica. São Paulo: Cultrix, 1970.

PAREYSON, L. Os Problemas da Estética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PIANA, Giovanni. A filosofia da música. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

PRITCHETT, J. The Music Of John Cage. New York: Cambridge University Press, 1993.

REINACH, Théodore. A música grega. Trad. Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Signos Música; 12).

RIZEK, Ricardo. A teoria da harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da música ocidental. São Paulo, 2003. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

ROSEN, C. A Geração Romântica. São Paulo: Edusp, 2000.

ROWELL, L. Introducción a La Filosofía de La Música: Antecedentes Históricos Y Problemas Estéticos. Barcelona: Gedisa, 1999.

SCHAEFFER, P. Traité Des Objets Musicaux. Paris: Du Seuil, 1997.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Unesp, 2001.

______. Style And Idea. New York: University Of California Press, 1975.

SCRUTON, R. The Aesthetics Of Music. Oxford: Oxford University Press, 1999.

STRAVINSKY, I. Poética Musical em 6 Lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

STRUNK, W. O. Source Readings In Music History. New York: W.W. Norton & Company, 1998.

TOMAS, Lia. Ouvir o Logos: Música e filosofia. São Paulo: Unesp, 2008.

VATTIMO, Gianni. A estrutura das revoluções artísticas. In: ______. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

VIDEIRA, Mário. O romantismo e o belo musical. São Paulo: Unesp, 2006.

WEBER, M. Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música. São Paulo: Edusp, 1995.

WISHART, Trevor. On Sonic Art. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1996. Z

AMPRONHA, Edson Sekeff. Onde está a música?. ARTEunesp, São Paulo, v.12, p. 115-33, 1996.

ZAMACOIS, J. Temas de estética y de Historia de La Música. Cooper City: Idea Books, 2003.