Tópicos Especiais em Teoria e Análise em Música

IARTE42006
por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 15/09/2017 - 10:17
Última modificação: 05/12/2017 - 11:00
Créditos: 
4

Ementa:

Estudo, reflexão e discussão sobre temas de Teoria e Análise Musicais.

Bibliografia:

ANTOKOLETZ, Elliot. The Music of Béla Bartók: A Study of Tonality and Progression in Twentieth-Century Music. Berkeley. Los Angeles, London: University of Califórnia Press, 1984.

ANTUNES, Jorge. Uma poética musical brasileira e revolucionária. Brasília: Sistrum, 2002.

ANTUNES, Jorge. Notação na Música Contemporânea. Brasília: Sistrum, 1989.

BENT, Ian. Analysis. New York: W.W. Norton & Company, 1987.

BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1972.

CHRISTENSEN, Thomas. The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2004.

DART, T. Interpretação da Música. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FERRAZ, Silvio. Livro das sonoridades (notas dispersas sobre composição): um livro de música para não-músicos ou de não-música para músicos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.

FERRAZ, Silvio. Música e Repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC/FAPESP, 1998.

FORTE, A. Tonal Harmony in concept and practice. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1974.

GODØY, Rolf Inge; JØRGENSEN, Harald (Ed.). Musical imagery. New York: London: Taylor Francis, 2001.

KOSTKA, Stefan M. Materials and Techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1999.

LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W.W. Norton & Company, 1989.

MENEZES, Flo (Florivaldo Menezes Filho). Apoteose de Schoenberg: tratado sobre as entidades harmônicas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

KERMAN, Joseph. Musicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

MICHELS, U. Atlas de Musica: Parte Sistematica. Lisboa: Gradiva, 2003.

MICHELS, U. Atlas de Música 2: Del Barroco Hasta Hoy. Madrid: Alianza, 1996.

MORGAN, Robert P. (Ed.). Anthology of Twentieth-Century Music. New York: W. W. Norton & Company, 1992.

MOTTE, Diether de la. Armonia. Barcelona: Idea Books, 1998.

OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria Analítica da Música do Século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.

PISTON, Walter. Harmony. New York: W.W. Norton & Company, 1987.

ROSEN, C. El estilo clássico: Haydn, Mozart, Beethoven. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

______. Formas de sonata. Barcelona: Editorial Labor, 1994. SCHOENBERG, A. Harmonia. São Paulo: Ed. da Unesp, 2001.

______. Fundamentos da composição musical. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 1996. Trad. Eduardo Seincman.

______. Funciones estructurales de la armonia. Barcelona: Labor, 1990.

SIMMS, Bryan R. Music of the twentieth century: an anthology. New York: Schirmer, 1986.

SIMMS, Bryan R. Music of the twentieth century: style and structure. New York: Schirmer; Belmont: Thomson Learning, 1996.

SIMONI, Mary. Analytical methods of electroacoustic music. New York; London: Routledge, 2006.

SOUZA, Rodolfo Coelho de. Uma introdução às teorias analíticas da música atonal. In: BUDASZ, Rogério (org.). Pesquisa em Música no Brasil: Métodos, Domínios, Perspectivas. Série Pesquisa em Música no Brasil. Volume 1. Goiânia: ANPPOM, 2009. Disponível em: http://www.anppom.com.br/editora/Pesquisa_em_Musica-01.pdf

STOCKHAUSEN, Karlheinz; MACONIE, Robin. Stockhausen: sobre a música. São Paulo: Madras, 2009.

STRAVINSKY, Igor. Poética Musical: em Seis Lições. São Paulo: Jorge Zahar, 1996.

WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. São Paulo: Novas Metas, 1984.

ZAMACOIS, Joaquín. Teoria de la musica. 1o e 2o volumes. Barcelona: Labor, 1982.

______. Tratado de armonia. Barcelona: Labor, 1978.

ZAMPRONHA, E. S. Notação, Representação e Composição: Um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.

ZUBEN, Paulo. Ouvir o som: aspectos de organização na musica do século XX. Cotia, SP: Ateliê, 2005.