Maurício Tadeu dos Santos Orosco

por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 06/09/2017 - 10:44
Última modificação: 15/07/2023 - 17:13
Tipo do Docente: 
Permanente
+55 34 3239-4522 Ramal: 4522

É professor de violão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2003, tendo lecionado também na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 2004. Doutor em Música pela Universidade de São Paulo, cursou também nesta instituição o Mestrado em Artes (Musicologia) entre 1999 e 2001 e o Bacharelado em Instrumento (violão), entre 1993 e 1996. Sua tese de doutorado apresenta uma edição crítica do Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone a partir das sugestões de Sérgio Abreu para a parte solística e do confronto entre as fontes primárias da obra. Sua dissertação abordou as composições de Isaias Sávio, analisando este repertório e gravando parte representativa em CD não comercial financiado pela FAPESP. Tem experiência em performance e didática no violão, análise estrutural e revisão crítica de repertório para performance, música de câmara com formações variadas com violão (violoncelo, flauta, piano, clarinete, canto, bandolim e duo de violões dentre outras), e em composição. Seu CD Maurício Orosco - Da Própria Lavra - Volume 1 apresenta uma síntese de sua produção para violão solo e música de câmara com violão até 2010. Seu crescente repertório autoral tem sido interpretado por diversos violonistas bem como estudado no meio acadêmico. Atualmente sua ênfase como instrumentista abrange atuações como solística e camerista, conciliando performance e pesquisa nos mais diversos eventos artísticos, científicos e em projetos sociais. Atua também no Mestrado em Música do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Processos Analíticos, Criativos, Interpretativos e Historiográficos em música.

 

Principais Publicações
OROSCO, Maurício. A versão de Dionisio Aguado para Gran Solo op. 14, de Fernando Sor: uma revisão crítica evidente. Revista Vórtex. , v.2, p.62 - 73, 2014.

Link: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/448

 

OROSCO, Maurício. Recife Antigo de Francisco Araújo: revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções. REVISTA VÓRTEX. , v.v. 7, p.1 - 21, 2019

Link: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/2683

 

 

OROSCO, Maurício; MILHOMEM, R. Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos. REVISTA VÓRTEX. , v.7, p.1 - 19, 2019.

Link: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/2668

 

OROSCO, Maurício. Transcrição do Hino Nacional Brasileiro para Violão Solo publicada na Revista Vórtex Vol.4 N.3 de 2016. CURITIBA:UNESPAR, 2016.

Link: http://vortex.unespar.edu.br/orosco_v4_n3.pdf

Produções Artísticas de Destaque
2008: Solista convidado do Primeiro Festival Leo Brouwer, realizado pela Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Cervantes, atuando como solista e camerista (junto do violonista Gustavo Costa), na programação artística do evento.

Link: http://www.festivalleobrouwer.usp.br/festivalleobrouwer_programa.pdf  e

http://www.festivalleobrouwer.usp.br/cronograma/recitais/index.html#rec3

 

Interpretação de Intermezzo para Violoncelo e Violão, de Maurício Orosco, pelo Dúo Orosco-Satomi. Lançado no Youtube em 2011: https://youtu.be/T07Lh71CzEA

 

2012 – Primeiro ano do Projeto Novas (Projeto Novas 1), de autoria de Elodie Bouny, com duas obras selecionas e gravadas pela proponente (dentre trinta e sete obras enviadas), sendo “Quatro Prelúdios para Andrés Segovia” (1- El Aire Andaluz; 2- El Ìmpetu, 3- El Cantabile, 4-La Pujanza); e Saracoteando.  Juri: Sérgio Assad, Marco Pereira, Fábio Zanon e Elodie Bouny.

 

 

2019 - OROSCO, M. T. S. Evento: Recital de violão solo com ênfase no objeto de estudo do autor em seu pós-doutorado, as composições de Francisco Araújo (além de obras próprias e também de Isaias Savio), realizado na sala MUB 101 da Escola de Música da Universidade da Flórida em 16 de novembro de 2019. Local: Sala MUB 101, Gainesville-Fl, EUA. Instituição promotora: University of Florida (EUA).

 

 

Registros de composições e/ou Interpretações próprias (Youtube):

 

Interpretação de Sonha Iaiá, de Isaias Savio, por Maurício Orosco. Lançado no Youtube em 2017:

https://www.youtube.com/watch?v=kqIOIRjlhm8

 

Interpretação de Choro de Macho, de Maurício Orosco, por Roberto Segantini. Lançado no Youtube em 2017:

https://www.youtube.com/watch?v=WvkwAGR-sGE

 

Interpretação de Fantasia para Flauta de Violão, de Maurício Orosco, pelo Dúo Madeira. Lançado no Youtube em 2019:

https://www.youtube.com/watch?v=-8iWTw1KnzM&list=RDGMEM8h-ASY4B42jYeBhBnqb3-w&index=6

 

Interpretação de Abertura, de Maurício Orosco, pelo Quarteto Goyazes. Lançado no Youtube em 2019:

https://www.youtube.com/watch?v=cUJcjzE2BHE&list=RDanFIg6ACH4k&index=4

 

 

2019 – Lançamento de vídeos através do Youtube pelo Quarteto Goyazes em 2018, extraídos de recital ao vivo realizado e gravado no Teatro Municipal de Uberlândia em 2019 via Edital Boca de Cena (Realização da Secretaria de Cultura da cidade).

Links:

Frevendo a Cuca (Rafael Milhomem):

https://www.youtube.com/watch?v=anFIg6ACH4k

 

Açaí com Tapioca (Marco Pereira):

https://www.youtube.com/watch?v=xFQ2yz1s0UA&list=RDanFIg6ACH4k&index=3

 

Baião de Gude (Paulo Bellinati):

https://www.youtube.com/watch?v=2V6se840d_c&list=RDanFIg6ACH4k&index=5

 

A Furiosa (Paulo Bellinati):

https://www.youtube.com/watch?v=6698Mg4EAPA&list=RDanFIg6ACH4k&index=2

 

Frevo e Fuga (Paulo Bellinati): 

https://www.youtube.com/watch?v=0mTDHVUsoU4

 

 

 

2021 – Três Vídeos gravados pelo Quarteto Goyazes patrocinados pela lei Audir Blanc, registrando em imagem e som três obras separadamente:

Rapadura Não é Mole Não (Rafael Milhomem),

 https://www.youtube.com/watch?v=WwgrXi01p8g 

 

 

Frevo e Fuga (Paulo Bellinati),

link: https://www.youtube.com/watch?v=VajZbac9BfM

 

 

A Furiosa (Paulo Bellinati),

link: https://www.youtube.com/watch?v=yRy3VgEjfgA

 

 

Outros Registros (Youtube):

 

Interpretação de Valsa Negra pelo Quarteto Goyazes, de Leandro Braga, lançado no Youtube em 2017: 

https://www.youtube.com/watch?v=PYKyF7SphA0&list=RDGMEM8h-ASY4B42jYeBhBnqb3-w&index=1

 

Interpretação de Marchinha do Céu/Suíte Bresils (Roland Dyens), pelo Projeto Semeando Cultura, lançado no Youtube em 2018: 

https://www.youtube.com/watch?v=h98s1AYJqMA&list=RD0mTDHVUsoU4&index=5

 

Interpretação de Ainda me Recordo (parte da obra), de Benedito Lacerda, pelo Cirquito SESI de São José do Rio Preto (em 2019), lançado no Facebook em2020: 

https://fb.watch/5KiIyWBkMb/