Stéfano Paschoal

por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 06/09/2017 - 10:50
Última modificação: 29/11/2023 - 10:56
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Stéfano Paschoal possui mestrado e doutorado em Letras, área de concentração Língua e Literatura Alemã. Em seus dois trabalhos de pós-graduação, enfatizou os Estudos da Tradução. Atualmente, é professor adjunto do ILEEL, da Universidade Federal de Uberlândia, e ministra aulas nos cursos de Tradução (Bacharelado) e Letras (Licenciatura). Seus trabalhos versam, na maioria, sobre poéticas alemãs do século XVII e cultivo da língua, bem como a recuperação dos diálogos de poéticas renascentistas e barrocas com a Antiguidade Clássica.

 

Projetos de pesquisa em andamento:

Grandval e Mermet sob os olhos de Friedrich Wilhelm Marpurg: análise comparativa de traduções e o diálogo entre Tradução, Música e Filosofia

Pesquisa em que se investiga a figura de Friedrich Wilhelm Marpurg – importante tratadista, teórico e crítico musical da primeira metade do século XVIII – como tradutor, buscando o diálogo com teorias de tradução e os conceitos de conhecimento compartilhado e autoria. Por meio da tradução é possível aproximar-se de questões sobre o gosto e crítica musical do início do século XVIII. A relevância do autor alemão se mostra, principalmente, por estar ele entre duas tradições distintas: i) a tradição retórica, iniciada com o “deslocamento” da Música do quadrivium para o trivium, como consequência da reforma curricular empreendida por Martinho Lutero e Philipp Melanchton nas Lateinschulen alemãs, em 1528, e ii) a tradição estética, iniciada com as discussões sobre gosto. Marpurg participa destas duas tradições, o que fica claro em suas instruções e crítica musicais. Neste projeto, analisam-se as traduções (para o alemão) dos seguintes projetos: Essai sur le bon goust en Musique [1737], de Nicolas Ragot de Grandval, sob o título Versuch über den guten Geschmack; e De la corruption du goût dans la musique françoise [1746], de Louis Bollioud de Mermet, sob o título Versuch über den Verfall des guten Geschmacks.

 

Tradução anotada e comentada da primeira parte da obra Der vollkommene Capellmeister (1739) de Johann Mattheson: retórica, cientificidade musical e estratégias de tradução

 

Tradução anotada e comentada da primeira parte a obra Der vollkommene Capellmeister (1739), de Johann Mattheson. Os comentários dizem respeito a questões tradutórias e características do alemão de século XVIII, em específico do estilo matthesoniano. As anotações dizem respeito a questões musicológicas (técnicas), como, por exemplo, o próprio conceito de música no século XVIII, o conceito de composição, a extensão da música (e seu imprescindível e necessário, por exemplo, com o teatro e com a arte dos gestos); as relações entre música e retórica; os estilos e sua adequação; os gêneros musicais (a divisão dos gêneros nos estilos sacro, camerístico e teatral) etc. A proposta de uma tradução anotada e comentada – em que as anotações se reservam a questões linguístico-culturais e os comentários a complementações de dimensão histórico-musical – trará a público uma obra inédita em língua portuguesa. Pretende, por meio das pesquisas a serem realizadas para o processo de comentário, alcançar o necessário rigor científico que garanta de modo mais completo possível o seu entendimento.

 

 

Principais Publicações
Artigo científico:

 

PASCHOAL, Stéfano. O caso Marpurg-Couperin: apropriação pela via da tradução e consequente autoria. IN: Revista Pandaemonium Germanicum, volume 24, n.43, publicado em 2021. Área de Língua e Literatura Alemã, USP, São Paulo. Link (via Scielo): https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1982-883720210002&lng=en&nrm=iso. Páginas 66 a 95. Língua da publicação: português. Periódico: A1, internacional. https://doi.org/10.11606/1982-8837244366

 

PASCHOAL, Stéfano. Anáfora ou repetição em Música: figura e recurso expressivo (pp.216-230). Revista OUVIROUVER, vol.13, n.1 (2017): Dossiê poéticas e estéticas descoloniais: Artes Cênicas em campo expandido.  https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-16

 

Paschoal, S. (2016). A relação entre memória, afetos e performance de música instrumental. Revista Música, 16(1), 139-160. https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125010

 

 

Capítulo de Livro:

PASCHOAL, Stéfano. A Arte dos Gestos, Mattheson e Meyfart: um diálogo entre música e retórica (pp.265-286) IN: Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga. Organizadores: Cassiano de Almeida Barros, Luiz Henrique Fiaminghi, Mônica Isabel Lucas. Editora CRV, Curitiba, Brasil, 2021. ISBN digital: 978-65-251-0060-0. ISBN físico: 978-65-252-0059-3. DOI: 10.24824/978652510059.3

 

PASCHOAL, Stéfano. As regras de execução musical em Marpurg, o músico crítico: relações entre Retórica e Música e a construção de uma pronuntiatio musical (pp.124-138). DOI 10.22533/at.ed.0461050213. IN: Solange Aparecida de Souza Monteiro (org.) Música, Filosofia e Educação. ISBN 978-85-7247-104-6 DOI 10.22533/at.ed.046190502. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.

 

 

Tradução

DÜRR, Alfred. As Cantatas de Bach. Tradução de Claudia Sibylle Dornbusch e Stéfano Paschoal. Bauru: Edusc, 2015. ISBN: 9788574604039.

Produções Artísticas de Destaque
Em construção.