Grupo de Pesquisa Formação em Educação Musical (FEMUSI) 2

IARTE42014
por Portal PPGMU Iarte
Publicado: 15/09/2017 - 11:18
Última modificação: 06/12/2017 - 11:03
Créditos: 
2

Ementa:

Abordagem continuada de aspectos relacionados à pesquisa de formação em Educação Musical.

 

Bibliografia:

BOWMAN, W. D. Philosophical perspectives on music. New York: Oxford University Press, 1998.

BRESLER, L.; STAKE, R. Qualitative Research Methodology in Music Education. In: COLWELL, R. (Ed.): Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 199.

ELLIOTT, DAVID J. Music matters: A new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

FONTERRADA, M. T. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2008.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

OLIVEIRA, Luiza de Fátima Medeiros de. Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.

PEREIRA, M. V. M. O Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013. v. 450. 302p.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather (org.). As com¬petências para ensinar no Século XXI. São Paulo: Artmed, 2002.

REIMER, BENNETT. A philosophy of music education: Advancing the vision. New Jersey: Prentice Hall, 2003.

RIVEIRO, Clélia M. L.; GALLO, Sílvio (Org.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru / SP: Edusc, 2004. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso das Ciências. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

\SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, J.; SCHAMBECK, R. F.; FIGUEIREDO, S. L. F. (Orgs.). The preparation of music teachers: a global perspective. Porto Alegre, RS: ANPPOM, 2015.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. 4ªed., São Paulo: Atlas, 1994.

USZLER, Marienne. Research on the teaching of keyboard music. Handhook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer books, 1993.

WOODS, P.: La escuela por dentro: la etnografía en la investigación educativa. Barcelona: Paidós, 1986.

YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2ª ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.

Tópicos: