Tópicos Especiais em Musicologia
Publicado: 15/09/2017 - 10:27
Última modificação: 06/12/2017 - 10:03
Ementa:
Abordagem dos processos da criação e produção musicais em sua contextualização histórica e social.
Bibliografia:
ANTOKOLETZ, Elliot. The Music of Béla Bartók: A Study of Tonality and Progression in Twentieth-Century Music. Berkeley, Los Angeles, London: University of Califórnia Press, 1984.
AUSTIN, William W. La musica en el siglo XX: desde Debussy hasta la muerte de Stravinsky. Madrid: Taurus, 1984.
BARRAUD, Henry. Para compreender as músicas de hoje. São Paulo: Perspectiva, 1968.
BENNETT, R. Uma breve história da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1972.
COOK, Nicholas; POPLE, Anthony (Ed.). The Cambridge history of twentieth-century music. New York: Cambridge University Press, 2004.
COPLAND, Aaron. A nova música. Rio de Janeiro: Record, 1969.
COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1974.
FERRAZ, Silvio. Música e Repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC/FAPESP, 1998.
GRIFFITHS, Paul. A Música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Zahar,1987.
GRIFFITHS, Paul. Enciclopédia da música do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. A History of Western Music. New York: W. W. Norton & Company, 1988 (ou tradução: História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994).
KOSTKA, Stefan M. Materials and Techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1999.
KOSTKA, Stefan M.; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony: with an introduction to twentieth-century music. New York:McGraw-Hill, 2009.
MASSIN, Jean e MASSIN, Brigitte. História da música occidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MEDAGLIA, Júlio. Música impopular. São Paulo: Global, 1988.
MORAES, J. Jota de. Música da modernidade: origens da música do nosso tempo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MORGAN, Robert P. (Ed.). Anthology of Twentieth-Century Music. New York: W. W. Norton & Company, 1992.
MORGAN, Robert P. Twentieth-Century Music: A History of Musical Style in Modern Europe and America. New York:W. W. Norton & Company, 1991.
NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
PAZ, Juan Carlos. Introducción a la música de nuestro tiempo. Buenos Aires: Editorial Sudamerica, 1971 (ou tradução:Introdução a Música de nosso tempo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977).
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SALZMAN, Eric. Introdução à música do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
SIMMS, Bryan R. Music of the twentieth century: an anthology. New York: Schirmer, 1986.
SIMMS, Bryan R. Music of the twentieth century: style and structure. New York: Schirmer; Belmont: ThomsonLearning, 1996.
STEENHUISEN, Paul. Sonic Mosaics: conversations with composers. Edmonton: University of Alberta Press, 2009.
STOCKHAUSEN, Karlheinz; MACONIE, Robin. Stockhausen: sobre a música. São Paulo: Madras, 2009.
STOCKHAUSEN, Karlheinz; TANNENBAUM, Mya. Diálogo com Stockhausen. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.
STRAVINSKY, Igor. Poética Musical: em Seis Lições. São Paulo: Jorge Zahar, 1996.
WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. São Paulo: Novas Metas, 1984.
WISNIK, José, Miguel. O Som e o Sentido: uma Outra História das Músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ZUBEN, Paulo. Ouvir o som: aspectos de organização na musica do século XX. Cotia, SP: Ateliê, 2005.