Celso Luiz de Araujo Cintra

Tipo do Docente:
Permanente
+55 34 3239-4522 Ramal: 4522

Compositor. Doutor em Artes-Música pela ECA/USP (2013). Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (2004). Bacharel em Composição e Regência (1996) pela UNESP onde foi aluno de Edson Zampronha, Flo Menezes e Edmundo Villani-Côrtes. Pesquisa a obra do musicólogo francês Alain Daniélou, cujo trabalho se baseia no estudo de diversas músicas orientais, principalmente a música indiana.  Pesquisador do Grupo de Pesquisa NUMUT – Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. Além de professor do Mestrado em Música, ministra na graduação as disciplinas Harmonia, Filosofia da Música e Improvisação Livre na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Principais Publicações
CINTRA, Celso. Alain Daniélou e seu labirinto musical: um caminho por entre a filosofia da música, a cognição e a teoria musicais. 1. ed. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 124p.

TRALDI, Cesar A.; CINTRA, Celso L. A.; AGUIAR, Danilo; BARREIRO, Daniel L. . Texturas Ephemeras: espacialidade e modelagem sonora numa obra interativa. Artigo publicado na Revista Vórtex, Curitiba, vol.4 ed. 2 2016 p. 1-24.

CINTRA, Celso. Reflexões sobre o sagrado na música. Artefilosofia (UFOP), v. 16, p. 90-102, 2014.

CINTRA, Celso; TINE, Paulo. J. S. O Trabalho e a Reflexão - Prefácio do Livro Harmonia: Fundamentos de arranjo e Improvisação de Paulo José de Siqueira Tiné publicado pela editora Rondó em São Paulo - SP. São Paulo - SP, 2011.

BARREIRO, Daniel L.; TRALDI, Cesar A.; CINTRA, Celso L. A.; MENEZES JUNIOR, Carlos R. F. . O papel da improvisação em quatro obras para percussão e meios eletrônicos em tempo real. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 7, p. 80-98, 2011.

CINTRA, C. L. A.. Tônica x fundamental: a escala universal dos sons de Alain Daniélou e sua relação com a série harmônica. In: Anais XXI Congresso da ANPPOM Universidade Federal de Uberlândia - UFU em Uberlândia - MG, 2011, Uberlândia - MG. -, 2011.

CINTRA, Celso. Imponderável: as concepções de acaso e suas influências na composição musical contemporânea. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 6, p. 302-319, 2010.

Produções Artísticas de Destaque
CINTRA, Celso. Transparências ou Let the Cage Freempty'n'open (Trio de percussão); FrÚTrIL (duo de clarinetes); O Molusco (voz feminina e violão). In: MACHADO, André Campos (org.). Panorama da criação musical no IARTE/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2018.

CINTRA, Celso; MACHADO, André C.; MENEZES JUNIOR, Carlos R. F.; AGUIAR, Danilo; SILVA, Cassio R. Concerto MAMUT na 7ª Mostra de Música e Tecnologia do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Sala Sebastião Vitorino dia 05/10/2017 com Celso Cintra, Carlos Menezes Jr., Danilo Aguiar, Cassio Ribeiro e André Campos.

CINTRA, Celso; ANJOS, Gabriel; VIEIRA, Daniel. Hojes (para flauta doce e piano) – Recital Comemorativo 60 anos do Curso de Música da UFU. 2017. Estreia.

CINTRA, Celso. Branca. Estreia pela Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina no Instituto de Violão e Tecnologia em São Paulo-SP no dia 04/11/2013 pela Série Diálogos Culturais. 2013. Composição (estréia).

CINTRA, Celso. Branca (peça para Camerata de Violões encomendada pelo Projeto Guri Santa Marcelina), 2012.

CINTRA, C. L. A.. Altar ou A Resposta dos Deuses - para temple bell e eletrônica em tempo real (Pure Data) (produção vinculada a pesquisa financiada pela FAPEMIG) estreada por Cesar Traldoi em 24/07/2010 no III Festival de Percussão 2 de Julho na Bahia, 2010.

CINTRA, Celso. Nuages (peça acusmática) CD - Música Maximalista - Maximal Music, vol. 3. São Paulo: Studio PANaroma, 1998.